Blog

Pilates para gestantes na Clínica Movimentare Fisioterapia e Reabilitação

As fisioterapeutas da Clínica Movimentare acreditam que a gestação é um momento mágico e desafiador na vida mulher, período no qual ela deve priorizar sua saúde e bem-estar. Neste contexto, o exercício físico realizado com acompanhamento profissional minimiza os desconfortos, dores e limitações que podem ocorrer durante a gestação.

Na Clínica Movimentare a fisioterapeuta Gabriela Caroline Silva Pepinelli (Crefito 284642-F), é responsável pelo atendimento especializado em saúde da mulher e oferece o serviço de Pilates para gestantes. Gabriela tem especialização em saúde da mulher (Faculdade Dom Alberto), com formação completa em Pilates, e atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento na FCT- Unesp de Presidente Prudente.

 A seguir ela responde as dúvidas mais frequentes apresentadas por mulheres que procuram o serviço de Pilates para gestantes:

01.

Quando iniciar o Pilates na gestação?

Em geral, as gestantes iniciam o Pilates após a 12ª semana gestacional e/ou após liberação médica. Porém, se não houver restrições relacionadas a condição clínica da gestante, pode se iniciar antes da 12ª semana.

02.

Qual a importância do Pilates durante a gestação?

Quando o Pilates é praticado durante a gestação poderemos explorar todos os posicionamentos e movimentos do corpo que, com a progressão das semanas, tendem a apresentar limitações. Se a gestante estiver com seu corpo preparado, terá menos chance de apresentar complicações que são comuns na gravidez como, por exemplo, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, incontinência urinária, diástase abdominal patológica, dor lombar e insônia.

03.

Quais os benefícios do Pilates para gestante?

O Pilates é um método de exercícios que visa o fortalecimento muscular, a mobilidade articular, estimula a coordenação e o equilíbrio, além de trabalhar o alongamento dos principais grupos musculares do corpo. Uma das maiores vantagens do método Pilates é a possibilidade de adaptação para todos os níveis de condicionamento físico. O treino do controle da respiração durante todos os exercícios, facilita a oxigenação do bebê e melhora a conexão da mulher com as transformações do seu corpo. Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de cuidados, pois tem o potencial de gerar dores e desconfortos para a mãe.

 

04.

Será que devo praticar Pilates?

Diversos estudos científicos evidenciam os benefícios da atividade física durante essa fase da vida da mulher e sua relação com a menor probabilidade de complicações, seja no parto normal ou cesárea. Também, a prática de Pilates facilita as atividades do cotidiano durante a gestação e no pós-parto.

05.

Como são os exercícios durante as aulas de Pilates?

Os exercícios do Pilates para as gestantes são adaptados trimestralmente, considerando o período de gestação e a condição física de cada mulher. São realizados de forma individual, com monitoração do nível de esforço, dos valores pressóricos, frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Todos cuidados para que seja um método de exercício seguro para as gestantes.

 

Se você se interessou em conhecer este serviço agende uma avaliação e venha conhecer nosso espaço. A Clínica Movimentare está localizada na rua José Cupertino 258, nosso telefone é o (18) 3917-2487 e WhatsApp (18) 99698-4743.

VOCÊ JÁ PASSOU POR ALGUMA DESSAS SITUAÇÕES POR CAUSA DA DOR?

  • Teve dificuldades para se abaixar;
  • Parou de frequentar os lugares que gosta;
  • Deixou de fazer uma atividade física que te fazia bem;
  • Precisou adaptar o trabalho;
  • Sente dor em atividades simples, como espirrar, pentear o cabelo, caminhar…

e muitas outras situações importantes para você…

Quando você está passando por um momento de dor, ou lidando com a presença de alguma lesão (como tendinites, dor lombar, fratura, ruptura de tendão…) é comum você ficar com dificuldades para realizar as atividades do seu dia-a-dia, trabalho e lazer.

Nesse momento, nós, da Equipe de Fisioterapia da Clínica Movimentare, podemos te ajudar.  Nós estamos preparados com o melhor embasamento científico e habilidades técnicas para te atender.

VERGUNTAS PREQUENTES:

Não, não é normal sentir dor. Mas é comum. A dor é uma experiência que faz parte da vida dos seres vivos, e acontece em diversos momentos, por várias causas, de diversas formas, intensidades e durações. Porém, ninguém gosta (e nem deve) de viver com dor. Por isso, ao sentir uma dor, por algum motivo, que seja persistente, talvez seja bom procurar um profissional da saúde. O fisioterapeuta tem conhecimento para te avaliar e te ajudar a resolver a sua dor.

Não!! A “dor” é uma “experiência desagradável sensorial ou emocional associada a, ou que remeta algo associado com, uma lesão tecidual real ou potencial”. Essa é a definição da Associação Internacional de Estudos da dor, e como podemos entender através dela, a dor pode ser influenciada por fatores biológicos (físicos), sociais (do ambiente ou contexto) e psicológicos. Ou seja… a dor não é algo “simplista”. Mas fique tranquilo, pois isso não significa que ela sempre indica algo “grave” ou “complicado de se resolver”, e nem sempre que você está com dor significa que você tem alguma lesão de fato.

Nem sempre. Você pode observar o seu dia-a-dia tentando encontrar o que pode estar causando a sua dor, e se há outros sintomas associados. Muitas vezes o seu corpo dá conta de se resolver sozinho. Porém, se a dor for persistente (ou recorrente), é sim necessário procurar ajuda profissional. O fisioterapeuta também pode ser o profissional de primeiro contato, te encaminhando ao médico especialista, caso necessário.

Não!!! Muito pelo contrário… o repouso só é indicado em casos de extrema necessidade e caso a intensidade da sua dor te impeça de continuar realizando as suas atividades.

Geralmente é seguro e necessário! Tente se movimentar o máximo possível dentro do limite da dor, continuando a fazer tudo aquilo que não piore a sua dor. Se necessário, faça adaptações, mas lembre-se, quanto mais movimento, melhor.

Você sabia que a fisioterapia pélvica pode te ajudar?

Ter liberdade de ir e vir, sem pensar que a incontinência urinária pode te atrapalhar;

  • Não sentir cheiro de urina no próprio;
  • Não sentir dor durante o exame ginecológico e na penetração;
  • Não apresentar sons de flatus (gases) ao fazer força;
  • Poder andar longas distâncias sem perder urina;
  • Não se sentir refém de usar uma única cor de calça, com medo de perder urina;
  • Poupar o dinheiro que gasta com absorventes;
  • Evitar tomar água, pular, tossir, rir, espirrar e correr, fazer sexo, pegar peso, viajar, brincar com filhos e netos, por medo de perder urina.

Se algumas dessas situações está presente no seu dia a dia, saiba que a fisioterapia pélvica, pode te ajudar a não passar mais por elas.

Fisioterapia pélvica, para o que serve? Como é feita?

A fisioterapia pélvica é destinada ao tratamento de todas as disfunções urinárias, intestinais e sexuais, em todas as fases da vida. Inicialmente é realizada uma avaliação composta por questionários e por um exame físico (diferente do exame realizado pelo médico (a) ginecologista). Não é necessário o encaminhamento médico para o tratamento fisioterapêutico e nem mesmo um diagnóstico pré-estabelecido. Os exercícios são específicos, realizados de acordo com cada diagnóstico e fase do tratamento, eles incluem ganho de força, resistência, flexibilidade e alongamento, além de estimular o equilíbrio, coordenação. As sessões são feitas individualmente, preservando a intimidade de cada paciente durante o tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento depende da queixa da paciente, da complexidade e da evolução da disfunção que cada paciente apresenta, da frequência nas sessões de fisioterapia e em alguns casos, reeducações dos hábitos. Em média, o tratamento não dura um longo período e apresenta resultados positivos e até mesmo, reversão total das disfunções apresentadas.

Scroll to Top